Porto Maravilha

O James Corner Field Operations —escritório co-autor com Diller Scofidio + Renfro (vencedor do projeto para o novo MIS) do High Line em Nova York— foi o vencedor de um concurso para o projeto de paisagismo de um píer na Filadélfia, Estados Unidos. Enquanto isso, o Rio terá seu porto revitalizado sem a participação dos arquitetos, sem concurso de projetos, sem discussão. O prefeito Eduardo Paes diz que "o próximo passo é o lançamento de editais para a contratação das empresas para as obras". E os projetos?
Os projetos ficaram por conta dos arquitetos da própria prefeitura. Enquanto na Filadélfia faz-se um concurso para o seu Píer e escolhe-se um grande escritório de arquitetura e paisagismo, o Rio vai ter um jardim no seu píer Mauá. Com direito a chafariz e pórtico neoclássicos, quiosques, decks e um anfiteatro.
Em breve os tapumes aparecem e vai ser tarde demais...

3 comentários:

  1. Anônimo30/9/09

    Acho que o Victor foi bem infeliz no seu comentário.
    Não vi o projeto do porto mas julgar que os arquitetos da preefitura não são capazes de um projeto bem feito e adequado é no mínimo
    preconceituoso.
    Creio que os arquitetos da prefeitura estão entre os que conhecem melhor o rio de janeiro ao contrario de um arquiteto internacional que não tem referencia nenhuma da cidade e acaba projetando "coisas" como o MIS e Cidade da Musica.

    ResponderExcluir
  2. eu vi o projeto e näo gostei. espero muito ver esse novo projeto de um arquiteto conhecido internacionalmente.
    o projeto antigo desse jardim eu achei infelizmente muito brega e fora da epoca com esses pórticos neoclassicos.
    e mais, näo se tem que conhecer a cidade para fazer um projeto bom.

    ResponderExcluir
  3. André23/2/10

    Sr. Anonimo, voce conhece alguma coisa de arquitetura?? Creio que não...por essas opinioes que continuamos a produzir uma arquitetura pífia e ainda somos conhecidos internacionalmente por oscar niemeyer. Texto muito bem colocado por Victor Garcez.

    ResponderExcluir